O Seminário Savere 2017, realizado no dia 13 de março no teatro do Colégio Santa Doroteia recebeu inúmeras pessoas de diversos cidades do Brasil, como São Paulo/SP, Bebedouro/SP, Guarulhos/SP, São Bernardo do Campo/SP, Taboão da Serra/SP, Rio de Janeiro/RJ, Nova Friburgo/RJ, Belo Horizonte/MG, Viçosa/MG, Juiz de Fora/MG, Araguari/MG, Montes Claros/MG, Patrocínio/MG, Pará de Minas/MG, Londrina/PR, Mandaguari/PR, Porto Alegre/RS, São Luís/MA, Divinópolis/MG, Caeté/MG, Marina/MG, Congonhas/MG, Teófilo Otoni/MG, Formiga/MG, Itapecerica/MG, Paracatu/MG, Lagoa Santa/MG, São Sebastião do Paraíso/MG, Uberaba/MG, Taguatinga/DF, Sobradinho/DF, Ceilândia/DF, Brasília/DF.

Jorge Fonseca

O Seminário tratou de temas atuais do Terceiro Setor, recebendo convidados de grande relevância como a Hosana Cabral, consultora em soluções para o terceiro setor e fundadora da Consultoria Colaborativa e o Dr. Tomáz de Aquino, advogado, especialista e consultor no terceiro setor, sócio do escritório de advocacia Tomáz de Aquino, Costa Vilar Sociedade de Advogados.

Alguns itens abordados foram:

– E-social e novo módulo do SPED, a REINF, que entrarão em vigor em 2018;

– Captação de Recursos e fidelização dos doadores;

– Lei 13.019 – Marco Regulatório do Terceiro Setor: necessidade de revisão dos Estatutos, participação ativa do contador a elaboração do Plano de Atendimento e acompanhamento da Prestação de Contas;

Andréia Fonseca

– Decisão do Supremo Tribunal Federal, em 23/02/2017, após análises da RE 566622 e das Ações Diretas de Inconstitucionalidade n° 2028, 2036, 2228 e 2621, estabelecendo que o § 7º do art. 195 da Constituição Federal só pode ser regulamentado por lei complementar. Dessa forma, a lei 12.101 e outras perdem o seu valor, prevalecendo somente os requisitos do Código Tributário Nacional;
A mensagem deixada foi da necessidade de organização e profissionalização das entidades, que precisam buscar parceiros que as auxiliem no cumprimento dos requisitos essenciais da Constituição Federal, Código Tributário Nacional e das exigências do novo Marco Regulatório.

É preciso também adequação às obrigações assessórias estaduais e municipais. A gestão profissional congrega profissionais adequados para cada área do conhecimento necessários, para manutenção o crescimento da organização.

Faça o download no link abaixo dos slides da apresentação realizada pela Hosana Cabral sobre o tema Captação de Recursos:

Link para download: PalestraSavere

CategoryTerceiro Setor

© 2015 BHBIT | SOLUÇÕES PARA O TERCEIRO SETOR

logo-footer

ACOMPANHE NOSSAS REDES: